Hoje, inicia-se o inverno e pela Medicina Chinesa, cada estação do ano, é representada por um elemento, seus órgãos correspondentes e as emoções que o regem.

No inverno, o elemento em ação, é a Água.
A Água rege os órgãos: Rins e Bexiga e a emoção que os envolve, é o medo e a insegurança.

O inverno, nos convida para um movimento Yin, ou seja, para dentro, de interiorização, para que possamos fortalecer a nossa energia para a próxima estação que é a Primavera. Como uma semente, que fica quietinha embaixo da terra, nosso organismo faz esse mesmo movimento, para no momento certo, despontar um broto cheio de motivação para se desenvolver.

Agora então, é um momento de introspecção, de acolhimento e auto-cuidado.

Traçando um paralelo bem superficial, embora muito sintônico, com a astrologia ocidental, hoje também estamos com a Lua em Escorpião. Coincidência ou não, mas quando a Lua está em Escorpião, ficamos mais internalizados e aprofundados em nossos próprios processos. Começar o inverno com essa posição de Lua, faz todo o sentido para o que essa estação nos oferece.

O inverno nos faz refletir sobre quem somos, sobre a importância das coisas para nós e se nossa energia está voltada para o que realmente importa.

Pelo olhar oriental, os chineses sempre fazem acupuntura, principalmente na troca de estações, que é quando precisamos nos adaptar às mudanças decorrentes dessa transição.

Para esse momento, a acupuntura pode ajudar a equilibrar o que vem à tona nesse processo de auto-análise, os medos e inseguranças naturais, decorrentes desses questionamentos. Sendo também bem interessante para o fortalecimento de nossos Rins e Bexiga.

Algumas dicas para essa fase:

🔸Resguarde-se, procure não se expor tanto ao frio e nem se coloque em situações de muito gasto energético, que não sejam positivas para você.
🔹Escrita terapêutica é excelente para organizar as idéias. Colocar no papel tudo o que está vindo na mente e no coração, ajuda a elaborar o que vem de conteúdo emocional.
🔸Terapia Floral pode ser uma grande aliada para esse processo.
🔹Acupuntura também!
🔸Essa fase, também é ótima para fazer terapia.
🔹Procure se alimentar bem, buscando alimentos e bebidas quentes.
🔸Evite andar com os pés descalços, mantenha-os sempre quentes e protegidos.
🔹Pratique atividades físicas de menor intensidade, como Yoga, Pilates, Tai Chi.
🔸Nutra-se com boas leituras e bons filmes.

Espero que você tenha um inverno bastante produtivo.
Feliz inverno para todos nós!