Tanto para a medicina ocidental, quanto para a medicina oriental, existem 6 pilares indicativos de uma boa saúde. Pilares estes que mantém o sistema imunológico íntegro e capaz de nos proteger de invasores externos que podem nos causar desequilíbrios.

São eles:

♦️Sol – (com moderação) – muito necessário para produção de endorfinas que estimulam o nível de bem estar e conforto, nos proporcionando alegria, e também pela produção de vitamina D (importante para o aumento dos níveis de cálcio).

♦️Exercícios – para mobilização do corpo no geral, proporcionando relaxamento muscular, melhora na oxigenação do sistema muscular, mobilidade das articulações e consequentemente do Qi (energia) que pode estagnar nessas regiões.

♦️Uma boa alimentação, com alimentos ricos em nutrientes.

♦️Ingesta hídrica – o corpo precisa de água.

♦️Relaxamento, através de momentos de pausas e auto análise, sentindo às necessidades de nossos corpos e buscando aquilo que nos proporciona paz e serenidade (isso é muito particular, pois cada um tem a sua forma de relaxar). O relaxamento diminui nosso nível de estresse, evitando que cortisol seja liberado em nosso corpo. O cortisol é o hormônio do estresse, que nos prepara para a luta e a fuga, ou seja, acelera o nosso corpo e traz diversos desconfortos associados a essa ação. Técnicas terapêuticas, são ótimas para atuar nesse pilar, uma vez que nos proporcionam autocontrole e autoconhecimento para ter consciência de momentos que podem nos desequilibrar.

♦️Sono – uma boa qualidade de sono, pois o corpo precisa se recuperar através de liberação de hormônios que reduzem o estresse e nos ajudam a manter nossas capacidades cognitivas.

Com esses 6 pilares, nossos corpos são capazes de manter homeostasia e podem atuar como escudos protetores.

Falei brevemente de cada um, lembrando que cada um deles vai muito além do que citei. Acho importante termos conhecimento do que mantém nossos corpos saudáveis e protegidos, principalmente em momentos como o que estamos vivendo.

Quais desses pilares você já faz uso?
Quais deles você está em falta com o seu corpo?

Acho que vale uma reflexão, não?