Segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), temos diversos meridianos energéticos espalhados pelo nosso corpo, com o intuito de manter o fluxo livre de Qi (energia), para nos mantermos equilibrados de forma orgânica e energética.

Existem 12 meridianos, um para cada órgão do corpo, e cada um com sua função específica.

Em nosso pé temos pontos de início de alguns meridianos, como o dos Rins, Fígado e Baço-Pâncreas. E pontos onde outros meridianos terminam o seu trajeto: Estômago, Vesícula Biliar e Bexiga.

O meridiano dos rins, órgãos essenciais para a nossa saúde, se iniciam nas plantas dos pés.

Quando pisamos em uma superfície fria, sem proteção nos pés, estamos levando para dentro do meridiano, através de seu primeiro ponto, o frio que vem do chão.

O trajeto do meridiano dos rins, se inicia pela planta dos pés, sobe pela face interna das pernas, coxas, passa pelo ventre, atravessa o tórax e finaliza próximo a garganta, nas clavículas. (Vide 2ª foto do post)

Imagine um frio passeando por essas áreas, quantos prejuízos não podem causar para a nossa saúde?!

Se estamos debilitados e suscetíveis a fatores patogênicos (como vírus e bactérias), e enfraquecemos o corpo com essa corrente de frio interno, fica muito mais fácil uma invasão de algo de fora que nos deixe doentes ou com a saúde em desequilíbrio.

Além disso, esse frio pode gerar dores ósseas, lombalgia, desconfortos relacionados ao útero em mulheres, como cólicas menstruais, ausência de menstruação, ou menstruação irregular (entre muitos outros sintomas relacionados ao útero e aos outros órgãos presentes no trajeto do meridiano).

Claro que não é só o frio que justifica queixas recorrentes e/ou desconfortos crônicos, mas ele pode ser um fator complicador.

Então, em dias frios, procure usar proteção nos pés ao andar pela casa, ou faça escalda-pés, mantenha o seus pés aquecidos, e observe como o seu corpo irá se comportar.