Acupuntura

Técnica milenar utilizada para promover o fluxo energético natural do ser, proporcionando saúde, e equilíbrio físico e emocional.

Os tratamentos com acupuntura geralmente envolvem a cuidadosa inserção de agulhas extremamente finas em locais da pele conhecidos como pontos de acupuntura.

Há um sistema especializado de pontos que correm ao longo de canais que fornecem energia aos órgãos do corpo. A estes canais, damos o nome de meridianos.

A Medicina Tradicional Chinesa ensina que a colocação de agulhas de acupuntura em acupontos específicos, afeta o movimento do Chi, uma singular forma de energia vital que flui ao longo dos canais dos meridianos para nutrir e sustentar diferentes órgãos do corpo.

Segundo a Medicina Chinesa, o Chi é extraído dos alimentos e contribui para a formação do sangue. O nosso sangue, que também contém uma forma de Chi, serve para nutrir e umedecer os órgãos e tecidos do corpo.

Essa energia é uma força ativadora subjacente que faz o sangue circular pelo corpo, ajudado pela ação do bombeamento e pelas ondas de pressão hidráulica criadas pelos batimentos do coração. Mas o Chi apenas pode ser usado adequadamente se o nosso sistema de meridianos estiver livre de bloqueios ou de desequilíbrios energéticos. Pois esse sistema distribui a energia para os diferentes órgãos do nosso corpo como parte da rede de energias sutis que ajuda a revigorar e a dar suporte às funções normais do corpo.

Segundo a teoria da medicina clássica chinesa, as doenças podem ser consequência de bloqueios dos meridianos ou desequilíbrios no suprimento e fluxo dessa energia para os diferentes órgãos e sistemas do corpo.

Existem diferentes abordagens que permitem a determinação da fonte desse desequilíbrio que pode estar relacionada com a doença do paciente. Umas destas abordagens é conhecida como a Teoria dos Cinco Elementos.

A Teoria dos Cinco Elementos tende a classificar sistemas de órgãos específicos e a energia de seus meridianos de acordo com suas associações metafóricas com os cinco elementos da natureza: fogo, terra, madeira, água e metal. Essa teoria é um reflexo do antigo princípio de correspondências entre o microcosmo e o macrocosmo, expresso pelo aforismo “Assim como em cima, também embaixo”.

Os antigos pensadores chineses sentiam que os relacionamentos entre os elementos fundamentais da natureza se refletiam nos relacionamentos entre os sistemas de órgãos do corpo.

Assim, de acordo com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa, os desequilíbrios nos meridianos e as perturbações na energia Chi são causados por exposição a condições ambientais extremas, bem como por desequilíbrios em certas condições internas. Os diversos tipos de stress ambientais que, conforme se acredita, predispõem uma pessoa à doença (às vezes chamados de “energia Chi perversa”, proveniente de causas externas) incluem a exposição excessiva a ventos, condições severas de frio, calor extremo, umidade excessiva, secura extrema e fogo. Nessa linha de raciocínio, acredita-se que os desequilíbrios crônicos no estado emocional do indivíduo também contribuam para o aparecimento de doenças.

A Medicina Chinesa foi um dos primeiros sistemas de cura da mente e do corpo a reconhecer a importância da influência das emoções sobre a saúde.

Um outro aspecto da Medicina Chinesa que pode ser usada em conjunto com os cinco elementos, é o diagnóstico pelo pulso. Existem diferentes tipos de pulso que podem ser identificados pela palpação do punho. Diferentes pulsos indicam diferentes coisas acerca da energia e do estado de saúde dos meridianos energéticos.

Além de analisar os sintomas do paciente, seu pulso e as preferências relacionadas aos elementos, também avaliamos a língua. Segundo os ensinamentos chineses, a língua é dividida em zonas que, mais uma vez, correspondem a diferentes órgãos do corpo. A língua, assim como a orelha e a mão, funciona como uma espécie de micromapa holográfico do corpo. E o mapa do corpo encontrado na língua tende a dar informações principalmente acerca dos órgãos internos.

Após esta análise voltada para os cinco elementos, define-se quais acupontos deverão ser estimulados para ajudar a energia Chi do paciente a mover-se na direção apropriada para se alcançar equilíbrio e saúde.

O fluxo de energia Chi através dos meridianos, às vezes pode ser perturbado por um simples trauma físico sofrido pelo corpo, o qual produz uma cicatriz no local da lesão. Se a cicatriz interromper o fluxo de energia Chi através dos meridianos que passam pelo local da lesão, problemas de saúde poderão surgir.

Quando esse fluxo de energia fica bloqueado em um órgão por causa de problemas nos meridianos ou de doença nos órgãos físicos, os acupontos situados ao longo do meridiano do órgão doente, tornam-se dolorosos e sensíveis ao toque.

Não é incomum que as pessoas sintam dor ao longo do trajeto de um meridiano se o órgão ligado ao meridiano estiver sendo afetado por problemas físicos.

A estimulação dos acupontos com agulhas parece agir como uma chave regulatória que aumenta ou reduz seletivamente a quantidade de energia Chi fluindo através do corpo. Dessa forma, atuam como estações de retransmissão de energia ao longo dos meridianos, sendo então uma rede de distribuição de energia vital que se estende por todo o organismo.

Uma das maiores virtudes da acupuntura é que ela é um sistema totalmente natural de reequilíbrio das energias sutis e tem, literalmente, séculos de experiência. Quaisquer que sejam as discordâncias entre os clínicos quanto aos mecanismos que estão por trás da ação da acupuntura, esta técnica terapêutica vibracional continua a desfrutar de grande aceitação e de uma crescente confirmação de sua eficácia junto à comunidade médica convencional.

As sessões de acupuntura têm duração de 1 hora, devendo seguir uma constância no tratamento, com encontros semanais, para que haja uma resposta eficaz ao processo terapêutico.

N

Consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo

N

Libera os bloqueios energéticos presentes nos meridianos, permitindo o fluxo natural de energia

N

Reconhece a importância da influência das emoções sobre a saúde

Vamos nos conhecer?

Localização

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2050  •  Cj 68  •  São Paulo, SP

Agendamentos

Fale comigo via Whatsapp: 11 95880 0918