Auriculoacupuntura

Estímulo de pontos reflexos específicos na orelha, para o tratamento de órgãos e estruturas do corpo.

A Auriculoacupuntura é uma das vertentes da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que considera a orelha um segmento do corpo bastante inervado com pontos que ao serem estimulados por agulha, semente de mostarda ou esferas de cristais, provocam reações no sistema neurovegetativo em órgãos ou regiões específicas do corpo.

Segundo esta teoria, a orelha está repleta de pontos de Acupuntura que correspondem a todos os órgãos e estruturas do corpo. Em outras palavras, o corpo todo está representado na orelha como um mapa formado por acupontos. Se você olhar para um diagrama acupuntural da orelha, o mapa corporal formado pelos acupontos terá na verdade o aspecto de um bebê deitado de cabeça para baixo, em posição fetal.

A orelha assemelha-se a um mapa holográfico do corpo, proporcionando um admirável meio de acesso tanto para o diagnóstico como para o tratamento de vários problemas de saúde.

A seleção de pontos a serem usados no tratamento será baseada nas áreas do corpo afetadas pela dor ou pela doença. Ao selecionar os pontos que serão usados no tratamento, também ficamos atentos para a existência de acupontos auriculares dolorosos ao toque.

As doenças são abordadas na Medicina Tradicional Chinesa baseadas no princípio dos cinco elementos.

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, os cinco elementos que compõem todas as coisas são terra, água, madeira, fogo e ar. Segundo esta perspectiva chinesa, tudo no universo está relacionado a um destes cinco elementos. Os médicos e filósofos da China antiga que estudaram as relações entre os diferentes elementos descobriram que cada elemento se relaciona com cada um dos outros de maneiras muito específicas. Os relacionamentos existentes entre os cinco elementos foram então extrapolados para os seres humanos e para os seus mecanismos internos como uma forma de compreender as intrincadas relações entre os sistemas de órgãos do corpo nos vários estados de saúde e doença.

Cada um dos cinco elementos está associado às preferências específicas quanto a sabores, estação do ano, emoções, cores, sons e outras qualidades singulares. Assim, a análise dos pacientes se dá não apenas quanto aos seus sintomas, mas também leva em conta seu tipo físico, estilo de vida, preferências e aversões a cores, além de outras qualidades aparentemente não relacionadas.

Ao identificar as áreas de maior fraqueza entre os órgãos do corpo, a análise dos cinco elementos ajuda a determinar a natureza do desequilíbrio no Chi responsável pelos problemas de saúde do paciente.

Após uma sessão de Acupuntura sistêmica, pode-se também acrescentar os acupontos correspondentes situados na orelha, aumentando assim a eficácia do tratamento por Acupuntura no caso desse problema específico de saúde. O uso combinado de acupontos do corpo e da orelha muitas vezes aumenta a eficácia do tratamento, possibilitando a obtenção de resultados muito melhores do que aqueles que se poderia esperar conseguir apenas com a Acupuntura do corpo.

Em alguns casos em que a Acupuntura não é indicada, seja por medo de agulhas ou por qualquer causa específica que será avaliada em consultório, a Auriculoacupuntura é uma forma eficaz de tratamento como substituição.

 

N

A orelha está repleta de pontos reflexos de acupuntura, que correspondem à órgãos e estruturas do corpo

N

O estímulo dos pontos provoca reações no sistema neurovegetativo, ativando e tratando o organismo

N

Pode ser realizada com a inserção de agulhas, ou com o estímulo através do uso de sementes de mostarda, ou esferas de cristais

Vamos nos conhecer?

Localização

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2050  •  Cj 68  •  São Paulo, SP

Agendamentos

Fale comigo via Whatsapp: 11 95880 0918