Terapia Floral

“Cada indivíduo tem uma vida por viver, um trabalho a fazer, uma gloriosa personalidade, uma maravilhosa individualidade e, se ele puder sustentar isto, ser “fiel a si mesmo”, então a doença não poderá atacá-lo.”


Dr. Edward Bach.

A Terapia Floral é uma técnica que utiliza essências florais, que são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos por via oral, usados para tratar profundas questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente.

Embora as essências florais se assemelhem a outros medicamentos apresentados em frascos com conta-gotas, elas não agem devido à composição química do líquido e sim por causa das energias vitais provenientes da planta e contidas na matriz à base de água. Como os remédios homeopáticos, as essências florais têm uma natureza vibracional.

Incorporam os padrões energéticos específicos de cada flor. Seu impacto não é o resultado de alguma interação bioquímica direta na fisiologia do corpo. Pelo contrário, as essências florais atuam através dos vários campos de energia humanos, os quais por sua vez influenciam o bem-estar mental, emocional e físico.

Podemos descrever a água que contém as flores, como sendo a receptora de uma espécie de impressão holográfica das qualidades essenciais da planta. Cada gota dessa água, contém a configuração completa do arquétipo da planta.

O desenvolvimento das essências florais como modalidade de cura, é creditado a um médico inglês chamado dr. Edward Bach, que viveu no início do século XX. Bach foi na verdade um bacteriologista, que estudava doenças relacionadas a infecções causadas por certos tipos de bactérias. Bach vinha se esforçando há vários anos para tentar descobrir tratamentos que fossem menos tóxicos do que as terapias disponíveis em sua época.

No decorrer de sua busca, ocorreu-lhe a idéia de oferecer aos pacientes tinturas líquidas preparadas a partir de flores. Bach tinha a firme convicção de que a mente e as emoções desempenhavam um papel substancial na maioria das doenças. E assim passou a crer que, se pudesse ajudar a reequilibrar as emoções dos pacientes, então as suas doenças, quaisquer que fossem as causas, muito provavelmente iriam apresentar melhora. O dr. Bach achava que os remédios obtidos junto à natureza poderiam ser a resposta para a sua busca por uma terapia menos tóxica, baseada na restauração do equilíbrio emocional do paciente.

A maioria das essências florais parece funcionar menos sobre o corpo físico e mais no nível de anatomia sutil humana, tais como os chakras, meridianos e corpos espirituais.

A energia vital interna (algumas vezes chamada de “Chi” ou “Qi”) corre através de canais sutis ou meridianos no corpo humano. Quando esses estão bloqueados ou em desequilíbrio, devido ao estresse, por exemplo, pode ocorrer uma enfermidade. Grande parte das terapias complementares busca ajudar o corpo e a mente a reequilibrar e limpar estas energias internas, promovendo a saúde e o bem-estar. É também dessa forma que os florais funcionam como técnica de cura. São agentes de cura simples, puros, gentis e eficazes.

Quando a energia pura da força vital contida dentro da essência entra em contato com a energia vital interna de um ser humano ou animal que está bloqueada, preguiçosa ou desequilibrada, ela naturalmente e sem esforço dissolve, “transmuta” e eleva a qualidade daquela energia para o nível mais saudável que o corpo, a mente e o ambiente permitem.

Conquanto as essências florais de Bach possam atuar promovendo o reestabelecimento da conexão entre a personalidade e o Eu superior, existem hoje muitas essências florais novas que, ao que se acredita, produzem uma maior variedade de ações terapêuticas tanto sobre o corpo físico como sobre os corpos espirituais. Além disso, consta que diversas essências florais novas promovem o reestabelecimento do equilíbrio nos corpos emocional e astral das pessoas para criar harmonia diante de vários padrões de energia desarmônicos. Assim como os Remédios Florais de Bach originais, cada uma das novas essências florais é bastante específica em suas ações vibracionais sobre determinados padrões de energia emocional e mental.

As essências estimulam um diálogo interior com os aspectos ocultos do nosso Eu, despertando profundos arquétipos psicológicos e dando-nos acesso às suas mensagens. Como resultado dessa “conversa” com nossa alma, ocorrem profundas mudanças emocionais e mentais que poderão produzir também alterações fisiológicas. Mas essas mudanças não são impostas do exterior; elas ocorrem dentro de nós mesmos, através da nossa própria experiência e esforço.

As essências florais são catalisadores que estimulam e energizam o processo de transformação interior, ao mesmo tempo em que nos deixam livres para desenvolvermos as nossas capacidades inatas, e nos ajudam a aprender as lições de toda enfermidade, enfrentar os desafios apresentados à nossa alma pela dor e sofrimento emocionais e físicos, e, dessa maneira, transformar nossa vida. Essa metamorfose incentiva a saúde e pode eliminar diversos sintomas físicos dolorosos, porém o objetivo supremo continua a ser a evolução da alma.

Podemos também dizer que usar as essências é uma forma de medicina preventiva. Na realidade, podemos considerar todos os nossos pensamentos, palavras e atos positivos uma medicina preventiva.

As mudanças duradouras realizadas na consciência após o tratamento com florais, continuarão a fazer parte da nossa vida mesmo depois que pararmos de tomar essas essências.

A sessão de Terapia Floral é realizada de forma avulsa ou associada a sessão de Acupuntura ou Barras de Access.

 

N

Extratos líquidos sutis advindos de flores

N

Trata profundas questões emocionais

N

Auxilia no desenvolvimento da alma e da saúde do corpo e da mente

N

Estimulam e reenergizam o processo de transformação interior

Vamos nos conhecer?

Localização

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2050  •  Cj 68  •  São Paulo, SP

Agendamentos

Fale comigo via Whatsapp: 11 95880 0918